top of page
Buscar

Depressão


Distúrbio mental caracterizado por depressão persistente ou perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia.


As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.


ree

Sintomas de depressão

A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas.

A base do tratamento geralmente inclui medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses tratamentos podem normalizar alterações cerebrais associadas à depressão.



O Esquema da Depressão


É preciso salientar que a depressão exige tratamento multidisciplinar, conforme seu grau de intensidade. Na visão da TE, a depressão não é apenas um transtorno químico ou um padrão de pensamentos negativos — ela surge como resultado da ativação de esquemas precoces desadaptativos.


Esses esquemas são estruturas emocionais profundas formadas na infância,quando necessidades emocionais básicas não foram satisfeitas (como amor, segurança, aceitação, autonomia ou reconhecimento.


Objetico Terapêutico


O objetivo da TE é identificar, nomear e curar os esquemas, ajudando o paciente a desenvolver um Adulto Saudável — um modo que aprende a cuidar das partes feridas com empatia e limites firmes.

As intervenções incluem:

Resignificar os esquemas através da Psicoeducação

Oferecer acolhimento simbólico

Trabalho de desafiar crenças disfuncionais

Tarefas experiênciais para novos modelos funcionais








 
 
 

Comentários


bottom of page